sábado, 16 de junho de 2012

EXPRESSõES! nº 11




PREâMBULO

Abrindo o 11º número da EXPRESSõES!, temos um conto de Nardiane Balbino da Silva, de Vilhena, “A Profecia do Sertão”. O conto, com aquele alegorismo personificador comum a produções nordestinas, onde todos e tudo são “pessoas”, descreve a luta cotidiana daqueles a quem o Sol achou de imolar e o governo de oprimir. Em seguida, mudando o clima, temos “Ironia em CAPS LOCK”, de César Augusto. Um texto divertido, onde o tema se mistura com a linguagem, resultando num todo divertido. Chega a vez de Cátia Cernov, em “Sobre Heróis e Tumbas”, dentre outras coisas, ela reflete sobre a necessidade de salvadores. Rafael de Andrade e Camila Felisberto tomam a voz de todos aqueles oprimidos pelos hábitos culturais rondonienses e em “Nem Deus, Nem Diabo, Ferrovia da Passividade”, falam sobre haver uma cultura incapaz de enxergar acima, ou abaixo, ou ao lado, com os olhos fixos num ponto, e por ele hipnotizada.

O 10 dicas traz um monte de coisas, eu escrevi pensando em ajudar o pessoal que é rotulado assim só porque entende um pouco de muita coisa. Em seguida, em Visões Poéticas, “Poeira”, de César Augusto, com versos regulares, trabalho o nosso hábito de desencaixotar cacarecos e lembranças. Gabi Amadio, um doce, na poesia “Ele Andava Pelos Bares”, utiliza-se da sua facilidade em descrever de forma sucinta e delicada para falar (acredito) de um bon vivant, ou de um boêmio. O resultado é um lindo texto! Bruno Honorato, autor de “Walter: Sem Sorriso”, apresenta “Respirar“, poema com versos de métrica variada, tendo com tema o sonho de um outro lugar, um outro ar. Em seguida, D.R., escrita por mim para falar um pouco sobre minha conturbada relação com a Poesia, essa injusta.

Duas novidades. Primeira novidade: Laisa Winter estreia a seção Quadro a Quadro, apresentando-nos o filme “Orgulho e Preconceito”. Segunda novidade: o “entre seções” neste número conta com o adorno do trabalho de duas sensibilíssimas fotógrafas, Maria Teresa Castelo Brando e Mari Azuelos. Depois, uma pequena matéria sobre a festa cultura promovida pelo Estúdio 1/4, em comemoração ao seu primeiro ano de atividade. Por fim, em Qual é a “Graça da Poesia?”, eu e o César Augusto apresentamos parte do material apresentado no evento que realizamos no Bistrô da Floresta, acho que em maio.
Espero que gostem.

Junho de 2012
José Danilo Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário