domingo, 25 de novembro de 2012

EXPRESSõES!_16

EXPRESSõES!_16

PREÂMBULO


A revista EXPRESSõES!, por se tratar de um projeto em andamento, que se estabelece ao longo do tempo de acordo com as possibilidades presentes, por isso mesmo, está sempre apta a se adaptar, tanto para receber novidades, como para as perder. Trato do assunto, porque nesse número não teremos o Visões Poéticas, César Augusto decidiu dar um tempo na proposta. Mas nem por isso vamos ficar sem poesias 
dele. Outra mudança é a ausência da seção Grande Angular. Depois de ocupar o EXTRA e optar por inaugurar uma seção para si, a inquieta Ana Paiva encontrou novos desafios e escolheu por os enfrentar. Agradecemos pelo trabalho realizado e ficamos na torcida.

Começando pela fotógrafa Isabel Almeida que atualmente está desenvolvendo um trabalho com moda; você pode conferir no site www.flasheslapoa.com. Com fotos que, se organizadas num ensaio, este poderia receber o nome de Anseios da Mariposa, por buscarem a luz, Isabel nos apresenta exatamente isso, essa busca. A capa: detalhe da obra Rio Madeira, Entardecer e Reflexão, é de autoria de Moisés Costa e faz parte da exposição In Constante. Para nossa sorte, os trabalhos estão reunidos numa fanpage, no facebook, para acessar e conferir estes e outros trabalhos de Moisés Costa é só clicar aqui! Ainda de Moisés Costa, temos duas ilustrações. A primeira é do conto C.I.C.E., de Rafael de Andrade. Neste conto, Rafael se utiliza de uma narração baseada em fatos sociais verdadeiros para refletir sobre como os símbolos se estabelecem e se mantém e mais, sobre a dificuldade de os superar. A segunda ilustração de Moisés Costa adorna a capa da crônica de Leo Vincey, Sapato Vermelho, onde vemos criticado o comportamento consumista feminino. 

Adiante, no decodificando, falo um pouco sobre um tipo de indivíduo com quem tenho me encontrado muito - os livres, mas nem tanto. Aquelas pessoas que assumiram um conjunto de ideias que alguns consideram revolucionárias e que nos enchem o saco com isso. Depois, temos, em Literatura em Rede, O Regionalismo 
Enquanto Estética da Resistência, do Rafael. Quem o conhece, vai pensar impossível ser dele a defesa do tema sugerido no título, mas é verdade, além do mais, depois de ler, dá para perceber que não se trata de algo tão absurdo.

Poesias, temos muitas também, de César Augusto, de Elias Balthazar, de Herbert Weil (que é de Vilhena), de Saulo de Souza, de Douglas Diógenes e minhas. O destaque fica para um trabalho do Carlos Moreira. A Poesia consiste num apanhado de versos que se misturam pelo uso corretíssimo do cavalgamento, que é quando um verso termina no início do verso seguinte, outra coisa a reparar é o efeito causado pelas repetições presentes, pela pontuação, ausente, e o poema se constituir de uma só estrofe: o poder do clímax da narrativa acaba por se distribuir por toda a poesia.

Em Quadro a Quadro, mais uma vez a Laisa Winter me faz pensar: onde foi que ela achou esse filme? Não sei se a sensação é só minha, em todo caso, o filme O Amor Em Cinco Tempos, com sua narrativa invertida, é inusitadamente forte. Em dez dicas, temos Douglas Diógenes, do Mosh Photography, dando dicas de Fotografia. 

Espero que goste.

Porto Velho - Novembro de 2012
José Danilo Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário